Tuesday 18 November 2008

A Amizade e Particulas

Poucas não foram as vezes em que me questionei sobre o que é a amizade. Dizem-me que tudo é constituido por átomos. Desde o computador onde eu estou a escrever e as minhas mãos com que estou a escrever ao livro que acabei ontem de manhã.
E eu pergunto, o que é a amizade (e o ódio, e o amor)? Uma atracção entre dois gigantescos conjuntos de átomos (vulgo pessoas)? Não, não é. Não pode ser.
E, de cada vez que penso nisto, mais me convenço de que há algo mais. Chamem-lhe alma, espirito, Deus, o que quiserem. O que eu não posso acreditar é que a amizade, o amor, o ódio, sejam meros "erros", trocas de particulas subatómicas que nos ligam, ou whatever.

Obrigado a todos vocês, que me fazem sentir mais do que um monte de átomos.




Uma pequena planta nasce,
abrindo uma brecha,
hesitante,
na dura rocha
(que não é tão dura assim).

E também assim a amizade nasce,
irrompendo da parede lisa
e crescendo à medida que a rocha se desfaz.

O tempo passa (mas não muito)
e essa pequena planta
numa pequena árvore se torna.

Uma folha cai
e a seiva (sentimentos)
subitamente deixa de correr.Outra folha cai, e outra, e outra,
amarelas, castanhas, vermelhas (como o sangue que escorre)
num Outono inesperado.

E a amizade volta a correr,
tão subitamente como havia parado,
mas mais forte do que nunca –
por cada folha que caiu,
outras três voltam a nascer, carnudas.


Um ano se passou,
e a árvore ergue-se, imponente,
numa suave colina,
verde e cheia de vida.
E agora da pedra nada resta.


PARABÉNS!

4 comments:

Kath said...

Obrigada, particulazinhas que são tu. x) E não tens nada que agradecer, eu é que o faço. ^^

Leto of the Crows - Carina Portugal said...

Não tiveste consideração nenhuma pela pedra... preconceituoso! *hmpf!*

Mas bem, esquece os átomos, esquece as células, esquece os tecidos, esquece os órgãos, esquece o sistema, esquece o organismo, esquece. Aos seres de hierarquia superior foi concedido um dom (que maior parte não aproveita e desperdiça). O dom da racionalização sentida.
Eu gosto de pensar que existe uma alma, algo que domina a física que rege musculos, nervos e tecidos conjuntivos. Ninguém me explica porque raios o pensar e o sentir varia de humano para humano. Ora aí está uma coisa inexplicável, e o que é inexplicável é magia, mistério e enigma ^^

Nota: Eu criei as almas e digo-te que são feitas de leite com chocolate, com uma tosta mista a acompanhar. Daí o facto de eu comer almas e dos Dementors também gostarem muito delas, diga-se de passagem.

Mary* said...

está interessante, senhor conjunto de particulas, a amizade não é feita de nada em especial , só de abraços, sorrisos e ombros amigos... ( momento profundo , este... xD) e a leto tem razão pobrezinha da pedra...



P.S: e o meu poema não é nada fofo...

Kiko said...

É sim, menina maria ^^

Leto, lol para ti x) Só discordo duma coisa - não me considero um ser de hierarquia superior, até porque nunca estive dentro da cabeça de um animal. E como não consigo aceitar que definam sentimentos como impulsos eléctricos, por muitos estudos que se façam não posso dizer que os animais não têm sentimentos, não pensam. =p

Obrigado, meninas ^^